-
-
540 m
79 m
0
6,1
12
24,41 km
Obejrzane 2558 razy, pobrane 89 razy
w pobliżu Entre Ambos os Rios, Viana do Castelo (Portugal)
O percurso tem início na entrada da povoação de Froufe onde deixamos os carros. Seguimos rumo ao casario da aldeia que rapidamente atravessamos e vertente acima começamos avistar a meia encosta da Serra Amarela, entre pinhal, carvalhos e giestas percorremos o trilho que nos conduz à Ermida, mas antes, as casas de Lourido fazem presença nos seus limites com este itinerário. Continuamos a subir pela serra, a paisagem vai mudando, deixamos para trás o povoamento florestal e damos lugar aos matos rasteiros, tão característicos de zonas de maior altitude. Aqui, nos cruzamos com o GR 34, a Grande Rota Interpretativa da Serra Amarela, ao longo de quase 3 km até chegar à Ermida, ambos os percursos são coincidentes. Em termos paisagísticos, damos entrada aos deslumbrantes desfiladeiros do rio Carcerelhe, as suas refrescantes águas e poças, fazem deste espaço ideal para uma paragem, antes de chegar à Ermida. Ao chegar à parte mais alta deste percurso, no miradouro da Ermida, temos uma percepção da distância que percorremos e o que nos falta percorrer, a escassos metros deixamos de seguir o GR 34 e passamos a integrar a GR 1 - PTB. Conforme vamos descendo, de um lado o rio Carcerelhe nos vigia e o rio Froufe nos surge do outro, somos seguidos pelas límpidas águas que se juntam harmoniosamente mais à frente. Aqui deixamos de seguir a GR 1 - PTB para pouco à frente passarmos a integrar o PR - Trilho do Megalitismo de Britelo até à Chã da Escusalha. Seguimos pela estrada florestal até chegar a um bosque, associado a alguns socalcos abandonados e a muros de pedra solta em ruínas, que em tempos foram viveiros florestais. Altura ideal para uma pausa de descanso e observação, também aproveitada para o almoço. No bosque predominam o carvalho alvarinho, o castanheiro, o vidoeiro e o pinheiro bravo. O percurso segue até à Chã da Escusalha. Aqui encontramos um grupo de antas tendo uma sido reaproveitada como abrigo de pastores. No extremo oposto da chã, seguimos um caminho de pé posto até à Ribeira da Abelheira. Continuamos, agora pela margem da ribeira, seguindo o trilho de pé posto onde encontramos exemplares de património da Idade Moderna: ruínas de moinhos e uma silha (construção circular em pedra para protecção das colmeias). Passamos a linha de água e subimos até à portela em frente; passado estes, estamos na Chã de Cabanos, um outro núcleo megalítico desta Necrópole de Britelo. Deste conjunto de monumentos destaca-se a Lapa da Moura, uma anta que emerge na paisagem, por ter perdido o tumulus que a rodeava e escondia. Será dos maiores monumentos funerários megalíticos da Serra Amarela. Tomando de novo o caminho alcançamos em pouco tempo a Chã da Rapada e continuando a descer pelo amplo estradão de terra com magnificas panorâmicas sobre o Rio Lima à estrada N203 onde rodando totalmente à esquerda seguimos pela estrada municipal empedrada até Froufe local de término deste percurso.
Fonte: http://www.cmpb.pt
Fonte: http://www.cmpb.pt
6 Opinie
You can add a comment or review this trail
LosK2delasKumbres 2017-12-20
Hola Caminhantes
un año mas compartiendo y disfrutando de la naturaleza.
Feliz Navidad, a disfrutar con tus seres queridos estas fiestas y mas montaña y naturaleza para el 2018
Caminhantes 2017-12-20
Gracias LosK2delasKumbres!
Boas festas e um Novo Ano cheio de bons momentos na montanha!
DiogoHiker 2017-12-27
I have followed this trail View more
Information
Easy to follow
Scenery
Średni
Trilho magnifico, obrigado pela partilha!
teresalceda 2019-03-20
Dende o punto do bosque de viveiro ata cha de abelheira, o track está totalmente destruído por talas e restos das memas, é moi compricado seguilo. Feito o 19 d marzo de 2019.
Caminhantes 2019-03-20
Olá teresalceda!
Obrigado por comentar a trilha e informar sobre as condições atuais do mesmo.
Os trabalhos de limpeza das matas deveriam garantir a segurança e a acessibilidade dos PRs...
Saudações
teresalceda 2019-03-23
Grazas a vos pola boa información, o trilho é precioso e moi completo, con boas pozas para o baño, lástima dos destrozos........