Czas  7 godzin 9 minut

Współrzędne 1928

Uploaded 18 grudnia 2017

Recorded grudnia 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
540 m
79 m
0
6,1
12
24,41 km

Obejrzane 2558 razy, pobrane 89 razy

w pobliżu Entre Ambos os Rios, Viana do Castelo (Portugal)

O percurso tem início na entrada da povoação de Froufe onde deixamos os carros. Seguimos rumo ao casario da aldeia que rapidamente atravessamos e vertente acima começamos avistar a meia encosta da Serra Amarela, entre pinhal, carvalhos e giestas percorremos o trilho que nos conduz à Ermida, mas antes, as casas de Lourido fazem presença nos seus limites com este itinerário. Continuamos a subir pela serra, a paisagem vai mudando, deixamos para trás o povoamento florestal e damos lugar aos matos rasteiros, tão característicos de zonas de maior altitude. Aqui, nos cruzamos com o GR 34, a Grande Rota Interpretativa da Serra Amarela, ao longo de quase 3 km até chegar à Ermida, ambos os percursos são coincidentes. Em termos paisagísticos, damos entrada aos deslumbrantes desfiladeiros do rio Carcerelhe, as suas refrescantes águas e poças, fazem deste espaço ideal para uma paragem, antes de chegar à Ermida. Ao chegar à parte mais alta deste percurso, no miradouro da Ermida, temos uma percepção da distância que percorremos e o que nos falta percorrer, a escassos metros deixamos de seguir o GR 34 e passamos a integrar a GR 1 - PTB. Conforme vamos descendo, de um lado o rio Carcerelhe nos vigia e o rio Froufe nos surge do outro, somos seguidos pelas límpidas águas que se juntam harmoniosamente mais à frente. Aqui deixamos de seguir a GR 1 - PTB para pouco à frente passarmos a integrar o PR - Trilho do Megalitismo de Britelo até à Chã da Escusalha. Seguimos pela estrada florestal até chegar a um bosque, associado a alguns socalcos abandonados e a muros de pedra solta em ruínas, que em tempos foram viveiros florestais. Altura ideal para uma pausa de descanso e observação, também aproveitada para o almoço. No bosque predominam o carvalho alvarinho, o castanheiro, o vidoeiro e o pinheiro bravo. O percurso segue até à Chã da Escusalha. Aqui encontramos um grupo de antas tendo uma sido reaproveitada como abrigo de pastores. No extremo oposto da chã, seguimos um caminho de pé posto até à Ribeira da Abelheira. Continuamos, agora pela margem da ribeira, seguindo o trilho de pé posto onde encontramos exemplares de património da Idade Moderna: ruínas de moinhos e uma silha (construção circular em pedra para protecção das colmeias). Passamos a linha de água e subimos até à portela em frente; passado estes, estamos na Chã de Cabanos, um outro núcleo megalítico desta Necrópole de Britelo. Deste conjunto de monumentos destaca-se a Lapa da Moura, uma anta que emerge na paisagem, por ter perdido o tumulus que a rodeava e escondia. Será dos maiores monumentos funerários megalíticos da Serra Amarela. Tomando de novo o caminho alcançamos em pouco tempo a Chã da Rapada e continuando a descer pelo amplo estradão de terra com magnificas panorâmicas sobre o Rio Lima à estrada N203 onde rodando totalmente à esquerda seguimos pela estrada municipal empedrada até Froufe local de término deste percurso.

Fonte: http://www.cmpb.pt
Waypoint

ENTRADA DE FROUFE

Waypoint

RIBEIRA

Waypoint

PANORAMA LOURIDO

Waypoint

POÇA DO ROGIDO

Waypoint

GRAVURAS RUPESTRES

Waypoint

PONTE MADEIRA

Waypoint

MIRADOURO

Waypoint

POÇO NEGRO RIBEIRO CARCERELHE

Waypoint

MIRADOURO DA ERMIDA

Waypoint

IGREJA DA ERMIDA

Waypoint

RIBEIRO CARCERELHA

Waypoint

PONTE RIO FROUFE

Waypoint

BOSQUE-VIVEIROS DA ANTA

Waypoint

ANTA CHÃ DA ESCUSALHA

Waypoint

CHÃ DA ESCUSALHA

Waypoint

RIBEIRA DA ABELHEIRA

Waypoint

PANORAMA

Waypoint

ANTAS VALE DA COELHEIRA

Waypoint

ANTA CHÃ DE CABANOS

Waypoint

REPRESA

Waypoint

PANORAMA RIO LIMA

Waypoint

CHÃ DADRAPADA

Waypoint

PANORAMA RIO LIMA

Waypoint

PONTE RIO FROUFE

Waypoint

FROUFE (CAPELA STª BARBARA)

6 Opinie

  • Zdjęcie LosK2delasKumbres

    LosK2delasKumbres 2017-12-20

    Hola Caminhantes
    un año mas compartiendo y disfrutando de la naturaleza.

    Feliz Navidad, a disfrutar con tus seres queridos estas fiestas y mas montaña y naturaleza para el 2018

  • Zdjęcie Caminhantes

    Caminhantes 2017-12-20

    Gracias LosK2delasKumbres!
    Boas festas e um Novo Ano cheio de bons momentos na montanha!

  • DiogoHiker 2017-12-27

    I have followed this trail  View more

    Trilho magnifico, obrigado pela partilha!

  • Zdjęcie teresalceda

    teresalceda 2019-03-20

    Dende o punto do bosque de viveiro ata cha de abelheira, o track está totalmente destruído por talas e restos das memas, é moi compricado seguilo. Feito o 19 d marzo de 2019.

  • Zdjęcie Caminhantes

    Caminhantes 2019-03-20

    Olá teresalceda!
    Obrigado por comentar a trilha e informar sobre as condições atuais do mesmo.
    Os trabalhos de limpeza das matas deveriam garantir a segurança e a acessibilidade dos PRs...
    Saudações

  • Zdjęcie teresalceda

    teresalceda 2019-03-23

    Grazas a vos pola boa información, o trilho é precioso e moi completo, con boas pozas para o baño, lástima dos destrozos........

You can or this trail