Czas  2 godzin 7 minut

0,9
1,7

Obejrzane 153 razy, pobrane 9 razy

w pobliżu Dona Isabel, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto de caminhada desde as proximidades da comunidade Gavião, onde tem início a trilha para o topo da Cachoeira do Sumidouro ou Cachoeira dos Borges.

COMO CHEGAR:
O início da trilha fica nas proximidades da cidade de Felício dos Santos, na região do Alto Jequitinhonha. O acesso desde Felício dos Santos está bem sinalizado nas bifurcações. Em caso de dúvida, utilize a ferramenta "Get driving direction to this location", disponível na coluna à direita, aqui no Wikiloc.

O acesso para o início da trilha é feito por estrada de terra desde Felício dos Santos ou Serra Azul de Minas, grande parte do caminho está em bom estado de conservação, porém o trecho final é bem irregular e merece uma condução cuidadosa, ainda que seja acessível por qualquer tipo de veículo.

Desde Felício dos Santos são 26km de distância, já Serra Azul de Minas dista 27km e Rio Vermelho 33km do ponto inicial da trilha.

A TRILHA:
O acesso ao topo da cachoeira está bem consolidado. A trilha segue em franco aclive durante boa parte do caminho. Depois de 800 metros de aclive inicial, chega-se a um trecho mais ou menos plano, que passa pelo Córrego Tomba, única fonte de água pelo caminho.

Depois do Córrego é preciso ter atenção com algumas bifurcações. Logo tem início a última subida pela Serra do Gavião, que leva aos campos de altitude do Córrego Cachoeira. Boa parte da subida é sombreada e a trilha está sofrendo algumas adaptações, como a instalação de vários degraus, para facilitar o acesso e minimizar os processos erosivos.

Depois de vencer a escadaria, a subida fica um pouco mais suave e assim permanece até o ponto culminante da trilha, que fica após uma porteira de madeira. Já na parte alta da serra, à direita estão alguns mirantes com vista para o vale do Rio Araçuaí e também para observar a queda da cachoeira de perfil.

O Córrego Cachoeira possui alguns pontos bons para banho, com algumas prainhas bem pequenas em suas margens.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, em virtude do aclive acentuado e terreno irregular em alguns pontos.

- Acesso livre e gratuito, a cachoeira está na área da APA Felício dos Santos e recebe manutenção da prefeitura local, que limpou a trilha e está realizando melhorias de sinalização e acesso.

- LEVE SEU LIXO DE VOLTA E NÃO FAÇA FOGUEIRAS.

- A trilha tem alguns trechos sombreados, mas o sol na região costuma ser forte, não esqueça do chapéu e protetor solar.

- Disponibilidade de água no Córrego do Tomba, mais ou menos metade do caminho, e no Córrego Cachoeira, já no topo do Sumidouro.

- Sinal de celular no topo da cachoeira, operadora VIVO.