Pobierz

Długość śladu

16,84 km

Suma

579 m

Poziom trudności

Trudny

zejść

400 m

Max elevation

534 m

Trailrank

21

Min elevation

244 m

Trail type

One Way

Współrzędne

3026

Uploaded

29 marca 2022

Recorded

marca 2022

Create your Trail Lists

Organize the trails you like in lists and share them with your friends.

Get Wikiloc Premium Upgrade to remove Ads
Create your Trail Lists Create your Trail Lists
Share
-
-
534 m
244 m
16,84 km

Obejrzane 71 razy, pobrane 3 razy

w pobliżu Araruna, Paraíba (Brazil)

Seja bem-vind@ ao perfil oficial da trilha de longo curso Caminhos das Ararunas!

Você está no Trecho 2 da trilha. Esse trecho conecta a comunidade Umburana ao Mirante Vale da Serra.

INTRODUÇÃO

O Caminhos das Ararunas é uma trilha de longo curso (TLC) com 110 km de distância dentro do bioma Caatinga. Situada na região serrana da Paraíba, começa na cidade de Araruna/PB na Igreja de Santo Antônio e termina na zona rural de Cuité/PB. Seu percurso passa pelas cidades de Riachão de Araruna e Dona Inês, com 5 Unidades de Conservação oferecendo diversos tipos de paisagens ao longo do seu curso.

Inicialmente começou a ser construída por volta de 2017 através de expedições entre amigos e hoje integra à Rede Brasileira de Trilhas como sendo a sua primeira TLC do nordeste cadastrada na rede. A trilha atravessa matas bem preservadas, serras, vales, cânions, bem como passa por vilas e povoados com grandes valores históricos e culturais.

A trilha está organizada através de trechos. Cada trecho é determinado por pontos de apoio existentes ao final do caminho. Um ponto de apoio pode ser uma casa de morador ou acampamento com ou sem estrutura (selvagem). Dependendo do local ele pode oferecer opções para pernoite, alimentação, água, banho ou estacionamento.

A trilha de longo curso é voltada para diversos tipos de públicos, desde os menos experientes até os mais experientes em caminhadas de vários dias que podem usar os trechos como base para elaborar seu planejamento. Os trilheiros podem optar em fazer os 110 km do início ao fim numa única caminhada completa (thru-hiking) ou na modalidade de caminhada em seções (section hiking) onde um ou mais trechos da trilha são feitos por partes, sem continuidade e não necessariamente em sequência com os outros trechos.

Ao todo existem seis trechos que variam na distância e nível de dificuldade. De acordo com o ritmo de caminhada, alguns deles podem ser feitos em um dia completo ou então em dois dias usando os outros pontos de apoio intermediários. Observando os trechos e os pontos de apoio a logística da trilha pode ser planejada de acordo com o nível físico e grau de experiência do praticante.

A trilha está dividida nos seguintes trechos:

[ ] Igreja Santo Antônio à Comunidade Umburana (Caminhos das Ararunas - Trecho 1)
[x] Comunidade Umburana ao Mirante Vale da Serra (Caminhos das Ararunas - Trecho 2)
[ ] Mirante Vale da Serra a Seu Bia (Caminhos das Ararunas - Trecho 3)
[ ] Seu Bia ao Camping Zé Joel (Caminhos das Ararunas - Trecho 4)
[ ] Camping Zé Joel à Casa Dona Rosa (Caminhos das Ararunas - Trecho 5)
[ ] Dona Rosa à Comunidade Retiro (Caminhos das Ararunas - Trecho 6)

LOGÍSTICA

Chega-se a Araruna de ônibus vindo de João Pessoa pela empresa Rio Tinto. São 7 ônibus indo e voltando todos os dias.

De Campina Grande a Araruna. três ônibus diários indo e voltando;
De Natal/RN à Araruna/PB , é possível chegar de alternativos;

Aeroporto mas próximos; de Campina Grande 100 km, Natal 120 km e de João Pessoa 150 km.

Maiores informações, procurar na página da Prefeitura de Araruna (www.araruna.pb.gov.br) a seção turismo para encontrar muitas informações sobre o município.

O início da trilha é na Igreja de Santo Antônio, na região central de Araruna/PB. Por se tratar de uma travessia, você pode optar em fazer pela forma utilizando resgate (contatos no final), quando começando em Araruna e terminando na zona rural de Cuité/PB ou na opção sem resgate, quando decidindo já começar na zona rural de Cuité/PB e terminando em Araruna/PB. Nesse caso, você poderá usar taxistas ou vans em Araruna para deslocamento até Cuité/PB, consulte contatos no final.

TRAJETO

Partindo da comunidade Umburana segue-se em direção à Serra da Samambaia, uma serra que corta a região de Araruna e Riachão de Araruna. É a primeira longa subida do dia, bem íngreme e técnica numa trilha fechada em meio a uma mata de caatinga bem preservada. Após a subida, a caminhada continua por cima da serra numa boa parte plana, até ir descendo em direção à Fazenda Querido, primeiro ponto de apoio da trilha. Saindo do Querido a trilha vai até o Mirante Natural que fica no topo da Serra do Bonito, serra à qual Araruna/PB situa-se. Do Querido, a trilha continua por uma estrada rural até chegar à última subida do dia. No final da subida há o mirante para apreciar a vista por onde passa nesse dia e o Mirante Vale da Serra que tem a visão para o dia seguinte.

PONTOS DO PERCURSO

Confira abaixo uma descrição dos pontos do percurso com relação às atrações, pontos para hidratação, alimentação e pernoite.

ATRAÇÕES

- Sítio Arqueológico do Amargoso;
- Capela de São Francisco de Assis;
- Mirante Natural Vale da Serra;
- Mirante Vale da Serra;

HIDRATAÇÃO

- Ponto de Apoio de Hidratação e Pernoite: Fazenda Querido um museu rural com água e possibilidade de pernoite para acampamento selvagem. Distante 11 km;

ALIMENTAÇÃO

- Ponto de Apoio Pousada e Restaurante Vivenda Por do Sol: Restaurante que serve comida pronta. Combinar previamente usando o contato disponível na seção contatos. Localizado no final do trecho;

PERNOITE

- Acampamento Selvagem: Local pertencente à Fazenda Querido disponível para acampamento selvagem. Não possui pontos de água próximos. Tem uma boa visão para o nascer do sol e para a cidade de Riachão de Araruna. Distante 9.1 km;
- Ponto de Apoio Pousada e Restaurante Vivenda Por do Sol: Pernoite disponível com quartos ou usando barracas na área de camping da pousada. Localizado no final do trecho;
- Ponto de Apoio Pousada Vale da Serra: Pernoite disponível com quartos. Localizado no final do trecho;

CONTATOS

- Resgates: Evanuel (83) 9 9982-3882 / Gildemar (83) 9 9861-9444
- Vivenda Por do Sol: 83 9 9308-3876
- Pousada Vale da Serra:

OBSERVAÇÕES

- Leve todo seu lixo de volta;
- Recomenda-se a visitação em grupos pequenos, de no máximo 6 pessoas;
- Esta trilha passa por algumas terras privadas, e pernoite em uma comunidade rural familiar. A conduta consciente é essencial para que a visitação continue sendo autorizada. Respeite as regras e costumes locais. É desaconselhado o consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias e uso de som alto;
- Não danifique, remova ou altere a sinalização;
- As informações aqui contidas são apenas para facilitar seu planejamento, sendo necessário conhecimento das técnicas, equipamentos e riscos envolvidos. Você é o principal responsável por sua própria segurança. Na dúvida, contrate um guia;
- É recomendado o uso de filtro e tratamento químico para captação de água nos pontos naturais;
Waypoint

Serra da Samambaia

Serra que corta Araruna e Riachão de Araruna
Kemping

Acampamento Selvagem

Não possui pontos de água próximos ao local de acampamento. Local pertencente à Fazenda Querido disponível para acampamento selvagem. Possui visão para o nascer do sol e para a cidade de Riachão de Araruna.
Waypoint

Capela de São Francisco de Assis

Waypoint

Ponto de Apoio de Hidratação e Pernoite

Fazenda Querido. O local é um Museu Rural com ponto de água e pernoite com acampamento selvagem
Waypoint

Mirante Natural Vale da Serra

Waypoint

Mirante Vale da Serra

Waypoint

Ponto de Apoio Pousada Vale da Serra

Waypoint

Ponto de Apoio Pousada e Restaurante Vivenda do Por do Sol

Waypoint

Sítio Arqueológico do Amargoso

Komentarze

    You can or this trail