Czas  5 godzin 44 minut

3,2
6,4

Obejrzane 9198 razy, pobrane 338 razy

w pobliżu  Flor da Rosa, Coimbra (Portugal)

Estes Caminhos do Xisto têm motivos de sobra para deslumbrar os caminhantes, o "PR1 - Rota dos Moinhos" reflecte-se num percurso pedestre com uma ligação privilegiada do centro da Lousã à zona do Castelo e Sr.ª da Piedade, onde é possível encontrar outros percursos pedestres marcados, que percorrem as encostas da serra até às Aldeias serranas. O "PR2 - Rota das Aldeias do Xisto", um trajecto que evoluiu em grande parte nas encostas da Serra da Lousã e faz a ligação do Castelo da Lousã e Ermida de Nossa Senhora da Piedade com duas das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra, o Talasnal e o Casal Novo.

O percurso tem início junto à Câmara Municipal da Lousã e continua pelas ruas do centro Histórico, passa pela Igreja Matriz e por algumas das casas senhoriais desta vila, testemunhos de uma antiga fidalguia rural que mais tarde deu lugar a uma próspera actividade industrial como é exemplo a Fábrica de Papel do Prado, junto à qual o percurso abandona o seu traçado “urbano”. É aqui que começa o caminho de terra do percurso “Na Rota dos Moinhos, da ribeira de São João”. Mais à frente e junto ao rio encontramos a levada que transporta a água até à fábrica. Aqui chegados temos duas possibilidades: atravessar o rio e seguir por um caminho que nos leva até às grutas na Sra. da Piedade (sentido que seguimos); ou continuar à esquerda pelo rio acima e descobrir os moinhos ao longo da ribeira de São João. O caminho que não se escolher para subir será aquele por onde se irá descer.
Como referido, seguimos em direcção ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade e daqui até ao Castelo, local de intersecção com o PR2, o qual seguimos, pela direita, até à aldeia de Talasnal e Casal Novo, regressando novamente ao Santuário e ao Castelo. Esta parte do traçado, entre o Santuário e o Castelo, coincide com ambos os percursos. Chegados novamente ao Castelo, seguimos agora pela esquerda em direcção à Ribeira de S. João, onde se localizam os moinhos. Esta parte do percurso faz-se ao longo do leito da Ribeira, com travessias constantes da mesma, ao todo foram nove as vezes que atravessamos a ribeira, descalços, com as botas na mão… até encontrar novamente o troço comum que nos levou de volta à Lousã. A TRAVESSIA DA RIBEIRA E O PERCURSO JUNTO ÀS SUAS MARGENS ESTÃO CONDICIONADOS PELO SEU CAUDAL, SENDO DESACONSELHADA A SUA UTILIZAÇÃO NO INVERNO E EM DIAS DE GRANDE PRECIPITAÇÃO.