Czas  2 dni 22 godzin 16 minut

Uploaded 16 lutego 2016

Recorded lutego 2016

Obejrzane 12169 razy, pobrane 751 razy

w pobliżu Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

► Por favor, Leia este texto até o seu final

Travessia que liga a antiga e primeira sede do Parque Nacional da Serra do Cipó ao Arraial da Serra dos Alves.
É a primeira Travessia Oficial dentro do Parque; aberta ao público em fins de 2015. Faz parte do Projeto Piloto de Travessias do ParnaCipó, e portanto se encontra sob análise e eventuais ajustes. Difere em alguns pontos da rota que muitos de nós montanhistas estávamos acostumados a realizar na região.

A rota ora liberada mescla antigas trilhas e outros trechos com pisoteio ainda em formação; ainda não possuindo sinalização satisfatória. É comum a presença de neblina na serra, portanto fundamental que esteja munido de GPS (ou smartphone com a rota) ou conheça de navegação por carta e bússola. O GPS nesta fase inicial é importante porque ajuda a fixar a rota, evitando variação de pisoteio em áreas desnecessárias.

Atenção especial em casos de chuva forte: há córregos pelo trajeto que costumam encher rapidamente.

Recomendável que o interessado em realizá-la tenha experiência no transporte de cargueiras e acampamento natural; bem como já esteja ambientado em rotas mais longas. Por hora, não há rotas de escape durante o trajeto; exceto retorno na altura do Travessão.

Procurei seguir o traçado oficial o mais próximo possível. Na parte final antes de chegar ao Cânion Boca da Serra confesso que fiquei perplexo com a rota enviada pelo Parque. Suspeito que tenha sido um atalho quando do trabalho de campo e que acabou ficando na rota. Até procurei motivos outros no lugar, mas não encontrei nenhum que justificasse o desvio. Assim, sugiro que continue na trilha já consolidada e retorne ao traçado na altura do curral de arame. É mais simples e evita pisoteio em área 'virgem'!
►► Atualização Junho 2016: O Parque Nacional da Serra do Cipó corrigiu esse trecho em desvio por área virgem que julguei estranho. Coincidindo com a minha opinião, o Parque manteve a rota consolidada no trecho, o que sem dúvidas foi a opção mais adequada. Então, ao percorrer o trecho ignore eventual saída à esquerda e se mantenha na trilha batida. Você continuará no sentido sul por curto trecho e fará uma curva para o leste, cruzará uma porteira da cerca divisória Parque-Vale e começará a descer sentido cabeceiras do Cânion Boca da Serra. Trecho tranquilo, em campo aberto e com visual, o que facilita a navegação.

►► Atualização Setembro 2017: Para fazer esta Travessia é necessária autorização e reserva prévia. Agora a reserva é feita on line através do site do Ecobooking; onde o visitante poderá ver imagens, videos e obter a rota; bem como informações sobre o Parque e a Travessia.

Leia no Blog Chico Trekking mais informações sobre esta Travessia; como detalhes do trajeto, logística de acesso e como realizá-la.
Também encontrarão por lá o relato da nossa caminhada.
Link abaixo

Portaria Alto Palácio - Antiga e Primeira Sede do ParnaCipó

Portaria - Antiga Sede - Alto Pal$cio

Antenas e Estação - Serra do Palácio

Antenas e Esta$$o

Atenção: Comece a descer à direita

Comece a descer $ direita

PinturasRupestres

Cânion do Travessão - Mirante Sul

Travess$o

H2O Pós Travessão: Abasteça. Se quiser, cruze o córrego e siga pela margem direita, interceptando traçado logo acima

AguaposTravess$o - Abaste$a - Se quiser cruze para a margem direita do c$rrego e suba por velha trilha

Marco antes da Vala-Capoeira. Se estiver sem água, volte até o córrego e abasteça!

Marco antes Vala

CasaTabuas - $gua abaixo

Estrada Vicinal

SaidaEstrada

Rio Tanque: Tomar Esquerda Estrada (obrigatório em dias chuvosos) - Direita Atalho

Tanque - TomarEsquerda - Estrada - DireitaAtalho

Cerca Após descida

Cerca p$s C$u Lobo

Topo Morro - Descanso - Lugar lindo

Descanso no topo lobo ap$s descida ruim - charco - subida e entrada em campos declive

Cerca - Trilha Oeste-Leste - Saída Borges à leste

PousadaLuci - Agua nos fundos

Igreja São José - Serra dos Alves

Alves - Igrejinha

Atenção: Sair Esquerda - Trecho sem Trilha. Sugiro manter na trilha, fazer contorno e voltar à rota no Curral de Arame

SairEsquerda - Trecho sem Trilha. Se quiser mantenha na trilha

AcessoOficialCristais

42 Opinie

• SabarenseJR 2016-02-19

Agradeço pelas informações, quero fazer essa trilha.

Francisco Chico Trekking 2016-02-20

Eita, tudo bem contigo?
    Vá mesmo, é uma Travessia que vale a pena. O ParnaCipó é surpreendente!
    Se tiver um tempinho, leia no Blog as informações sobre a Travessia, bem como o relato da pernada. Isto ajuda a melhor explicar a rota disponibilizada!
    Eu quem agradeço a visita e atenção. Precisando de alguma info é só escrever!
    Grande abraço

• Zdjęcie Mateusrezende

Mateusrezende 2016-02-22

Excelente travessia, paisagens fantásticas. Ficou muito completo o arquivo. Mais uma vez obrigado.

Francisco Chico Trekking 2016-02-23

Fala Rezende,
    Você é prova de que vale a pena realizar essa Travessia.
    Embora haja pouca sombra pelo trajeto; isso tem uma vantagem: o visual é desimpedido. Obrigado você pela parceria de sempre! Abs

• Zdjęcie Viagens e passeios em Minas

Viagens e passeios em Minas 2016-03-23

Parabéns

• Zdjęcie Alexsandro Pontes

Alexsandro Pontes 2016-05-03

Bom dia amigo!

Você sabe me informar se é possível interligar essa Travessia com a Travessia Lapinha X Tabuleiro? Desde já agradeço.

Abraço

Francisco Chico Trekking 2016-05-03

Olá Alexsandro, bom dia
    Sim, é possível essa ligação.
    Se primeiro realizar a Lapinha a Tabuleiro, basta partir da parte alta da Tabuleiro tomando sentido sul. O início é uma trilha visível que sobe o morro do outro lado do riacho no início do cânion da parte alta. O trecho é um misto de velha estradinha, alternando com trilhas, algo em torno de 18 a 20 km de distância.
    Também é possível começar lá de baixo, nas imediações do Distrito do Tabuleiro, subindo novamente a serra por uma velha estradinha, cujo início é utilizada por locais.
    Abraço, obrigado pela visita e comentário.

• Zdjęcie Alexsandro Pontes

Alexsandro Pontes 2016-05-04

Bom dia Francisco!

Muito obrigado pelas dicas, e antes que me esqueça, excelentes clicks e relatos das pernadas que você realizou... Parabéns!!!

Abraço!

Francisco Chico Trekking 2016-05-04

O Alexsandro, obrigado, muita gentileza sua.
    Estamos aí, aprendendo com os amigos.

Hélio Jr 2016-08-17

Na época de estiagem são poucos os pontos de água pelo caminho, principalmente no 2º e 3º dia. 1º dia é bem longo, ideal começar antes das 9h. No mais, paisagens memoráveis do Espinhaço!

Francisco Chico Trekking 2016-08-17

Fala Hélio,
    Bom te ver rapaz, que boa coincidência!
    Muito oportuno e preciso o seu comentário sobre a água e hora/início. Quando realizei essa rota/gravação fiz um alerta ao Parque sobre isto; bem como no Blog (link abaixo do texto informativo). Já quanto a hora de início no primeiro dia tem toda razão, fundamental começar cedo; do contrário realmente a pernada poderá se encerrar no escuro, em especial no inverno.
    Muito grato pelo feedback, espero te encontrar em outras rotas. Abraços

Hélio Jr 2016-08-17

É, sou prova viva de que encerrar no escuro não é uma boa opção, mesmo com o GPS é complicado encontrar as passagens corretas pelos capões de mata que existem antes da Casa de Tábuas.

Ótima coincidência, Chico, a gente se vê por essas montanhas! Boas pernadas!

• Zdjęcie Raquel Froes (froesr)

Raquel Froes (froesr) 2016-11-21

Boa tarde CHico, tudo bem?

Você sabe se fecharam a travessia? tentei efetuar a reservar para realizar o trajeto, naquele site ecoobooking e lá há uma mensagem que o atrativo está fechado.

você tem alguma notícia em relação a isso?

Hélio Jr 2016-11-21

Raquel,

a reserva ainda não está sendo feita pelo ecobooking, e sim por e-mail:
    parna.serradocipo@icmbio.gov.br ou (31) 3718-7151

Francisco Chico Trekking 2016-11-21

Ei Raquel,
    Como o amigo Hélio te informou, até o momento as reservas continuam sendo feitas por e-mail. A Travessia continua aberta; pode ir sem problemas!
    Valeu Raquel, valeu Hélio!

• Zdjęcie Gadetto

Gadetto 2016-12-10

Parabéns Chico, como sempre excelente marcação de trilha!

Francisco Chico Trekking 2017-01-23

Valeu Gadetto... Eles fizeram uns ajustes que melhorou bastante, em especial aquele trecho final, como comentei na descrição. Ali também depois de descer do Curral o desvio por baixo é melhor, apesar de ter umas áreas úmidas. No mesmo lugar, o topo do morrote tem uma vista maravilhosa!
    Abração

• rodrigo_bh94 2017-01-27

Bem informativa!

Francisco Chico Trekking 2017-01-30

Oi Rodrigo,
    muito obrigado pelo feedback. Abraços pra Ti

• Zdjęcie JGSilvabh

JGSilvabh 2017-02-21

Por ser um local em que em muitos lugares não tem trilhas marcadas, não é muito facil seguir, a culpa não é de quem marcou a trilha é claro, porém isso existe, em alguns lugares fica muito confuso, mas nada que não se possa resolver rapidamente. Considero muito boa a marcação.

Francisco Chico Trekking 2017-02-22

Ei Silva, tudo bem?
    É verdade! Como essa rota é recente, é natural que em alguns pontos não existam trilhas bem marcadas. Alguns pequenos ajustes foram feitos pela UC, mantendo o sentido principal porém desviando de alguns obstáculos. Com o passar do tempo e o pisoteio a rota se consolidará; além da implantação da sinalização, cujo sistema já foi definido pelo Parque em fins de 2016.
    Grande abraço e obrigado pelo feedback.

• rgatti 2017-02-24

Oi o que vc sobre fazer a trilha em dois dias e uma noite apenas ?

Francisco Chico Trekking 2017-02-24

Oi Gatti, tudo bem?
    Em situações normais é perfeitamente possível, pernoitando na Casa de Tábuas. O trecho até os Currais e depois até Alves pode ser feito em um dia. A recomendação é deixar a Casa de Tábuas em torno de 7h00. Caminhando em ritmo normal, lá pelas 16h00/17h00 estará em Alves.

• rgatti 2017-02-24

Ótimo! Muito grata pelo pronto retorno e pelo detalhado e preciso relato

Francisco Chico Trekking 2017-02-24

Obrigado você Gatti, precisando de alguma outra info é só contatar.

• Zdjęcie PABLO GOMES

PABLO GOMES 2017-03-25

Valeu Chico pela disponibilidade do Track, fiz ela com uma pequena mudança, ao invês de sair de Alto Palácios, sair da pousada Duas pontes, pois meu plano era fazer ela em apenas 1 dia. Com muito esforço consegui fazer, seguindo sem nenhum erro seu track. Por se tratar se uma rota ainda não muito realizada, a maioria dos pontos não apresenta pisoteio, principalmente por ter feito em um mês chuvoso (FEV). Confiei inteiramente no track, pois fiz essa caminhada sozinho.... Obrigado pelo trabalho de divulgação e compartilhamento de conhecimento!!!

Track sem erro!!!

• Zdjęcie PABLO GOMES

PABLO GOMES 2017-03-29

Track sem erro!!!

• CristinalsLima 2017-03-31

Chico, só tenho a agradecer pelo mapa da trilha.
    Realizamos ela no inicio de março/2017 e utilizamos teu track, ajudou bastante.
    Realmente o lugar é lindo..apesar da primeira parte da trilha ser a mais cansativa, conseguimos concluir antes de anoitecer.
    Assim que pudermos voltaremos para fazer as trilhas para as cachoeiras.

Abraços,

• CristinalsLima 2017-03-31

Track muito bom, ajudou muito na travessia.

Francisco Chico Trekking 2017-04-01

Ei Pablo,
    Obrigado pela gentileza de sempre e pelo feedback.
    Creio que a partir desse ano a rota estará mais consolidada! Valeu pelas dicas!
    Bons ventos pra nós!

Francisco Chico Trekking 2017-04-01

Olá Cristina,
    Que bom saber e ler sobre a sua experiência! Não deixe de explorar mais o ParnaCipó, é uma região muito bonita que vale o esforço.
    Muito grato pelo feedback, fico feliz que tenha ajudado em algo!
    Abraços, tudo de bom e belo pra você!

• Zdjęcie rvsanches

rvsanches 2017-10-16

Olá

Primeiramente agradeço ao Chico por ter disponibilizado a trilha com tantos detalhes!

A trilha usada pelo Wikiloc foi bem util e ajudou demais na navegação em especial em pontos de vista muito ampla onde se perdem as trilhas em meio ao campo de vegetação baixa.

Somente em um trecho, no segundo dia rumo ao curral depois de uma descida a um vale, travessando a cerca que a trilha indicada no GPS passa por áreas de pouca passagem e com dificuldade maior que a trilha que os guias locais usam. Talvez esse trecho já tenha sido revisto pelo parque.

No mais, lugar fantástico! Diria que pelo calor intenso e tendo a dificuldade do primeiro dia é uma travessia de moderado a difcil.

Obrigado!

Francisco Chico Trekking 2017-10-19

Ei Sanches, tudo bem?
    Muito obrigado pelo seu feedback! Sua observação atenta é certeira.
    Essa gravação foi feita logo após a abertura da travessia. Então, após observações foram feitos ajustes em alguns pontos da rota; inclusive naquele que você se referiu. Apesar da passagem pelo pequeno topo permitir uma bonita vista para o sul, as rochas dificultam a caminhada. Fazendo o contorno pela direita, como foi ajustado, apesar de trecho úmido no período das chuvas é mais fácil e a trilha está se consolidando.
    E concordo com sua classificação; até porque o trecho Tábuas-Currais no período da seca apresenta sem fontes de água, exceto já quase no final.
    Muito grato pelo seu comentário, sucessos pra Ti.
    Abração

• eduardo12lima 2017-10-27

Boa noite.
    Existe um mapa´da região com curva de nìvel numa boa escala?

Francisco Chico Trekking 2017-10-29

Ei Eduardo,
    Oficialmente o que se tem dali são as Cartas Topográficas - Baldim e Conceição do Mato Dentro. Realmente as opções para download (IBGE) não são em boa resolução/escala. Mas elas podem ser compradas (em papel) no IBGE, porém virão com a escala de origem, é claro.
    Mas para dispositivos GPS vc pode baixar gratuitamente os mapas da MOGEO em curva de nível. São bastante úteis.

• Zdjęcie GustavoArrais

GustavoArrais 2017-12-29

Boa tarde.
    Uma vez terminando a caminhada, quais as formas de voltar ate a sede do parque onde devo deixar o carro?
    Muito obrigado por esta excelente trabalho.

Francisco Chico Trekking 2018-01-03

Ei Gustavo, tudo bem contigo?
    Início e final dessa travessia se dão em pontos bem distantes entre si.
    Por isso, ao terminar a rota (lembrando que poderá ser feita em ambos sentidos) tem-se que fazer o contorno ou via Belo Horizonte (teria-se que alugar táxi e conjugar com ônibus); ou Via Itambé do Mato Dentro-Morro do Pilar (táxi).
    Por isso, a sugestão que faço e é a mais fácil e cômoda é combinar resgate com algum amigo, seja no seu próprio carro ou com terceiros. Isto lhe pouparia um retorno com distância considerável!

Grande abraço; obrigado pelo contato!

• cafreitasjr 2018-10-24

E aí Chico, blz?

Obrigado pelas informações!

O que você acha de se fazer esta trilha em janeiro? O regime de águas pode prejudicar?

abraço

Carlos.

Francisco Chico Trekking 2018-10-26

Ei Carlos Júnior, tudo bem contigo?

É perfeitamente possível fazer esta rota em qualquer época do ano.
    Porém, no verão (janeiro, inclusive), a dica é ficar de olho nas previsões do tempo nos dias que antecedem a ida, bem como no período. Se houver chuvas constantes e intermitentes por dias seguidos, com pancadas mais fortes pode ser que tenha problemas em alguns pontos em que tenha que cruzar córregos; como na região do Travessão; além de não conseguir aproveitar bem a Travessia. Nesses casos a dica é adiar a pernada.
    Mas se a previsão for de janela de tempo estável, vá sem neuras que é show. Janeiro é época em que vc terá fartura em fontes de abastecimento.

Um abraço, boas trips!

• Zdjęcie gustavogpereira

gustavogpereira 2018-12-08

Boa tarde Chico! Tudo jóia!?
    Seguimos sua trilha postada no wikiloc da travessia Lapinha-Tabuleiro e tivemos muito sucesso!
    Estamos programando agora a travessia do Alto Palácio à Serra dos Alves, para Janeiro.
    Em seus relatos li a informação de que é expressamente proibido acampar ou pernoitar fora dos dois pontos de apoio.
    À título de curiosidade, qual o motivo dessa regra!?

Vlww, boas trilhas!!!

Francisco Chico Trekking 2018-12-17

Ei Gustavo, tudo bem contigo?
    Que bom saber que o track ajudou em algo!
    Qto à rota Alto Palácio x Alves, o parque disponibiliza uma versão bem atualizada no site da central de reservas. Pode utilizar que não terá erro.
    Qto aos pernoites é norma do Parque Nacional.

Muito grato, precisando de algo só contatar. Abraços