Czas  8 godzin 39 minut

2,4
4,9

Obejrzane 1008 razy, pobrane 63 razy

w pobliżu  União, São Paulo (Brazil)

Um dos lugares mais lindos que tive o prazer de conhecer! Alcançamos o pico verdadeiro do Agulhas Negras. O uso de cordas e cadeirinha de escalada é indispensável!

A partir da entrada do Parque Nacional de Itatiaia começa uma caminhada suave de 4km até o abrigo rebouças. Já nesse percurso é possível avistar o morro do Couto a esquerda.

Chegando no abrigo rebouças e área de camping deixamos nossas mochilas cargueiras e nos preparamos para o ataque ao cume.

A primeira parte do ataque é fácil, passando por uma paisagem deslumbrante dos campos de altitude até a chegada na base do Pico das Agulhas Negras.

Após alguns minutos de subida já se chega no primeiro trecho técnico da subida. É uma parede com 4 metros de altura, sendo indispensável o uso de cordas para a subida. O ideal é uma corda de subida e outra para alguém no topo realizar a segurança.

Passada o primeiro trecho técnico a subida continua por um lageado ingrime até um grande corredor de pedras. Nesse trecho existem alguns degraus maiores. No final do corredor há uma pedra gigante com um acesso a segunda base do pico. Há uma passagem por baixo dessa pedra, e logo a esquerda é possível subir sobre ela.

Em cima dessa pedra já é o segundo trecho técnico. Um lageado positivo porém com exposição a uma fenda profunda. A subida é mais tranquila que a primeira e leva ao Falso cume do Agulhas Negras.

O falso cume está apenas a alguns metros abaixo do cume verdadeiro. Porém uma fenda profunda os separam. A chegada ao falso cume já é muito satisfatória!

Para acessar o cume verdadeiro existem dois trechos técnicos. O primeiro é a descida por um paredão com cerca de 5 metros até a base do pico. O segundo é a ascensão pela parede lateral do pico. (verificar fotos)

No pico do Agulhas Negras há um livro no qual os visitantes registram a visita. Esse momento é o mais emocionante a viagem!

Obrigado a todos os amigos de viagem e ao Mantiqueira Expedições, que nos levou com profissionalismo e segurança ao cume.