Czas  6 godzin

1,8
3,6

Obejrzane 383 razy, pobrane 12 razy

w pobliżu  Tizi Oussem, Marrakesh-Safi (Morocco)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

AKIOUD (4030m)
A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2 400 km através de Marrocos, Argélia e Tunísia. A montanha mais alta é o Jbel Toubkal, com 4 167 m, localizado no sul de Marrocos. As montanhas do Atlas separam as terras costeiras do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara.

O Alto Atlas é uma subcordilheira que forma parte do Atlas marroquino. Conta com as maiores altitudes de todo o Norte de África, com a máxima cota no monte Jbel Toubkal (4167m). O propósito desta expedição foi conhecer parte desta cordilheira e fazer a ascensão a quatro cumes acima dos quatro mil, não só ao seu cume mais emblemático o Toubkal (4167m), mas também ao Timzguida (4089m), Ras (4083m) e Akioud (4030m).

DESCRIÇÃO DA TRILHA
Quarto dia da Expedição Invernal Alto Atlas dedicado à ascensão do cume Akioud (4030m) desde o Refugio Toubkal Les Mouflons. Após o pequeno almoço e devidamente equipados com os crampons começamos a atividade. Saímos ainda o dia não tinha nascido, iluminados pelos frontais, seguimos pelo já conhecido Vale Mizane, também usado para a ascensão ao Timzguida e Ras, durante aproximadamente um quilometro. Deixamos o vale para seguir pela direita em direção a Oeste por um desfiladeiro entre rochas: à direita Afella (4.043m), Clochetons (3.963m) e Biguinnoussene (4.002m); à esquerda a crista de Ras (4.083m).

Continuamos pelo vale, sempre a subir em alguns momentos vencemos o desnível em zigue-zague, passa-se o Collado Amguird e o Collado Tizi Afella (3710m) até vislumbrarmos a passagem pela brecha Noroeste (3882m), com declives que chegam aos 35º. A partir desta colina, seguimos pela esquerda em direção ao nosso objetivo - Cume Akioud!

Chegados à face norte do Akioud, ficam pouco mais 100 metros de altitude a separar-nos do cume. Trata-se de um segmento técnico e duro, com uma mistura de neve e rocha a exigir piolet na subida até chegarmos às encostas superiores que nos levam até o cume pela aresta. Chegamos! Estamos no quarto cume de 4 mil, o Akioud, com 4030 metros de altitude.

As panorâmicas a partir do cume compensam o esforço da subida: Jbel Toubkal, Ras, Afella… e restante cordilheira. Várias fotos para perpetuar o momento e pouco depois estávamos de regresso.

O regresso faz-se pelo sentido inverso.

FICHA TÉCNICA
Dia: 25 de fevereiro 2019
Percurso: Refuge du Toubkal Les Mouflons (3200m) – Valle Mizane – Collado Tizi Afella (3710m) – Brecha Noroeste (3882m) – Akioud (4030m) – Refuge du Toubkal Les Mouflons (3200m)
Distancia: 7,2 km
Acumulado negativo: 956m

TODAS AS TRILHAS DA EXPEDIÇÃO INVERNAL ALTO ATLAS
IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS
TIMZGUIDA (4089M) E RAS OUANOUKRIM (4083M)
JBEL TOUBKAL (4167m) POR VIA NORMAL
JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE
AKIOUD (4030m) POR VIA NORMAL
REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS - IMLIL

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

2 Opinie

• Zdjęcie M. MOREIRA AZEVEDO

M. MOREIRA AZEVEDO 2019-03-12

Quando for grande quero ser um Caminhante...... Como o Joaquim.....

• Zdjęcie Caminhantes

Caminhantes 2019-03-12

Moreira já és um grande caminhante!