Czas  3 godzin 16 minut

Współrzędne 489

Uploaded 11 lipca 2017

Recorded lipca 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1 022 m
720 m
0
0,8
1,6
3,21 km

Obejrzane 4540 razy, pobrane 237 razy

w pobliżu Cordiñanes, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A Via Ferrata de Valdeón ou de Cares foi inaugurada em meados de Julho de 2016 e tem como particularidade estar localizada no coração dos Picos da Europa usufruindo da impressionante beleza característica deste parque natural. Há vários parques de estacionamento para os carros, sendo o maior, e por isso com maior número de lugares, o Aparcamiento de Cordiñanes. Nós saímos da Pensión El Tombo, onde pernoitamos.
Seguimos a estrada e pouco abaixo, antes da ponte, viramos à direita para um caminho de terra e pouco depois viramos à esquerda atravessando o Rio de Cares por ponte pedonal e seguimos até à estrada asfaltada, passamos El Mirador del Tombo e continuamos pela estrada até à placa com indicação de “Via ferrata 500 metros”. Seguimos novamente por caminho de terra até ao início da Via.
O início faz-se por uma espetacular ponte Tibetana de 35 metros de comprimento e 30 metros de altura sobre o Rio de Cares. Não é um mero troço, para atravessa-la é recomendável levar uma guia dinâmica de 75 cm para servir de extensão e fixar o dissipador à linha de vida que fica muito alta, em alternativa o dissipador terá de ser fixado aos cabos laterais o que se torna mais incómoda a progressão. Passada a ponte temos pouco depois uma primeira parede vertical com 100 metros de comprimento. A subida leva-nos a uma crista bastante ampla com panorâmicas magnifica sobre todo o vale. Depois de um troço a pé chegamos ao início da segunda secção, esta destaca-se pelo muro vertical de 60 metros. É mais fácil do que parece vista de baixo… Existe, nesta secção, uma primeira saída de emergência da ferrata que se localiza à direita. A parede segue subindo vertical que nos permite alcançar a segunda crista “Aguja de Maria del Carmen”. Agora descemos pela parte oculta da parede para chegar à aproximação da terceira e última secção, que rodeia a meia altura a “Aguja de La Pica del Castro”. Troço aéreo e vertical, sendo mais fácil do que parece. O que falta agora é um pequeno troço que nos leva até ao caminho de regresso, é um bom momento para desfrutar das magnificas e espectaculares panorâmicas.
O regresso faz-se pela “Senda de La Renda de Asotin” e pelo PR-PNPE16 que nesta zona é algo exposto mas está equipado com uma corda que facilita a descida. Seguimos pela direita descendo até Las Afueras de Cordiñanes e Aparcamiento de Cordiñanes, se este foi o local escolhido para estacionar o carro aqui termina, nós continuamos mais 100 metros até à Pensión El Tombo.

A via está classificada segundo a escala de Hüsler como K3, embora actualmente, já apareça em alguma literatura classificada como K4.
Em geral a Via não tem secções complicadas, é aérea e comprida mas com duas saídas para o caso de esgotamento físico. É uma das vias para repetir e dar a conhecer pelas suas qualidades e sensações para quem a realiza.



Ficha Técnica
Coordenada início da via: 43.173801 | -4.9015430
Coordenada trilho acesso: 43.168054 | -4.9041650
Ano de construção: 2016
Iniciação: Não (K3)
Tempo de acesso: 15min
Tempo regresso: 26min
Distancia equipado: 1200m
Desnível positivo equipado: 350m
Desnível Total: 670m
Escada: Não
Tirolesa: Não
Pontes: Sim (1 tibetana)
Extra-Prumada: ligeiro extra-prumo
Época: Todo ano*
Pago: Não
Material adicional: Não

*Para o acesso à via entre Abril e Julho é obrigatório a inscrição prévia na página da internet Ayuntamiento de Valdeón . Há restrições devido à nidificação de aves, só são permitidos 50 participantes por dia.

IMPORTANTE, por muito “acessível” que pareça uma via ferrata, a progressão deve-se fazer sempre utilizando um sistema específico de auto-asseguramento cuja principal caraterística é a capacidade de dissipar a altíssima energia que advém dos elevados factores de queda que se geram nos acidentes em ferratas.
Waypoint

PENSIÓN EL TOMBO

Waypoint

PONTE PEDONAL

Waypoint

MIRADOR DEL TOMBO

Waypoint

INICIO DA VIA

Waypoint

PONTE TIBETANA

Waypoint

CRISTA

Waypoint

ESCAPATÓRIA

Waypoint

FIM VIA

Waypoint

APARCAMIENTO DE CORDIÑANES

Waypoint

COLLADO

Waypoint

VERTICAL

Waypoint

VIRAR DIREITA

Waypoint

DESCIDA LATERAL

Waypoint

VIRAR DIREITA (VIA 500M)

Waypoint

VIRAR ESQUERDA

Waypoint

LATERAL

Waypoint

PAREDE

Waypoint

SENDA DE LA RENDA

Waypoint

PNR PICA DEL CASTRO

4 Opinie

  • PicosAlpinos 2017-07-15

    Obrigado pela partilha!

  • DiogoHiker 2017-07-23

    Fica nos meus favoritos.
    Obrigado pela partilha!

  • Zdjęcie jonjomf

    jonjomf 2019-07-10

    I have followed this trail  zweryfikowane  View more

    Tiene muchas grapas y muchas posibilidades de agarres en las rocas yo no creo que llegue a ser un K4 pero como todo en la montaña, hay que probar.
    Un saludo y gracias pude seguir el track perfectamente

  • Zdjęcie Caminhantes

    Caminhantes 2019-07-10

    Hola jonjomf!
    Gracias por tu comentario y valoración.
    Un saludo.

You can or this trail